O que é Crossfit

O CrossFit é uma modalidade de treinamento que se baseia em movimentos funcionais - aqueles que o corpo humano está naturalmente apto a executar, que fazem parte do nosso cotidiano e possuem uma resposta objetiva no nosso dia a dia, como agachar, pular, correr, transpor obstáculos, entre outros. O domínio e a eficiência na execução desses movimentos são fundamentais para a autonomia, independência e plenitude física dos indivíduos (inversamente, limitações na realização desses movimentos implicam em prejuízo na qualidade de vida).

A constante variação dos exercícios e a alta intensidade dos treinos desenvolvem a capacidade física dos praticantes de forma global. Os benefícios vão muito além da estética: trabalhando aspectos diversificados como força, flexibilidade, agilidade, resistência, velocidade, coordenação e equilíbrio, os treinos proporcionam avanços imediatamente aplicáveis e perceptíveis na vida cotidiana dos indivíduos. Somando a essa equação a dinâmica social do treinamento coletivo, e a dimensão esportiva que o CrossFit incorpora ao fitness , temos uma modalidade que influencia também a autoestima, autocontrole, autoconfiança, humor, entre vários outros aspectos que interferem positivamente tanto no progresso físico quanto no bem-estar geral dos praticantes. 

Desenvolvido nos Estados Unidos e espalhado rapidamente para todo o mundo nos últimos anos, o CrossFit é praticado em espaços especializados e licenciados pela CrossFit Inc., e orientado por coaches certificados que passam por treinamentos específicos.